Menu

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Centro Integrado de Operações (CIOP) da Defesa Civil estadual foi reativado

Por determinação do governador Jorginho Mello, o Centro de Integrado de Operações (CIOP) da Defesa Civil estadual foi reativado neste domingo, 19, para monitorar a situação das chuvas em Santa Catarina. Até o momento 20 municípios registraram ocorrências neste fim de semana. O Ciop coordena de forma integrada as ações de preparação e respostas das instituições de governo e agências do Grupo de Ações Coordenadas.

Neste domingo, as equipes da Defesa Civil estão contabilizando os estragos nas regiões mais atingidas. Em Rio do Sul, houve alagamentos e foram contabilizadas, até o momento, 467 pessoas desabrigadas. Em 24 horas o município registrou 154 milímetros de chuva.

Desde o dia 16 de maio, as equipes que compõem a Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil vêm monitorando um sistema meteorológico com potencial de risco previsto para este fim de semana. A partir do momento que o sistema se aproximou dos limites críticos constantes nos protocolos e procedimentos da Defesa Civil, na noite de sábado, veio a decisão de ativar o Ciop.

“Sábado à noite, acompanhando a previsão hidrometeorológica e a projeção em relação aos níveis dos rios, especialmente lá no Alto Vale, foi identificado que em Rio do Sul nós teríamos o nível do rio acima de 8 metros e meio, possivelmente próximo a 9 metros e com isso uma parte significativa da população atingida, eles tinham aberto já cinco abrigos e nós precisávamos aumentar o nível de mobilização e hoje ter o Centro Integrado de Operações funcionando para poder dar toda a assistência aos municípios,’’ afirmou o coronel Laureano,  diretor de Gestão de Desastre da Defesa Civil.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

O que é o Centro Integrado de Operações da Defesa Civil 

O Ciop é uma instalação que fica dentro do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), que é utilizado especialmente em situações de emergência no estado. Para coordenar de forma integrada as ações de preparação e respostas das instituições de governo e agências do Grupo de Ações Coordenadas (Grac). Nesta instalação existem bancadas de trabalho , telões e uma mesa tática que são utilizadas, para prover condições de visão situacional, ou seja prover condição de observar e entender as ocorrências de momento e as previsões de cenários, para permitir o envio de recursos e o planejamento de ações futuras.

Previsão de tempo

A partir do final da madrugada de domingo, 19, a frente fria começou se afastar em direção ao Paraná e ao oceano. A chuva então perde intensidade. O céu permanece fechado no período da manhã e não se descarta a possibilidade de chuva fraca ou garoa principalmente nas regiões entre o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e a região da Grande Florianópolis. Já na segunda-feira, 20, a previsão é de sol e tempo firme em todas as regiões catarinenses.

CIOP - Defesa Civil- Monitoramento das Chuvas no Estado.

Fonte e imagem: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina