Menu

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como o aumento de impostos interfere em suas finanças pessoais?

ABRIL 2024 – Após a redução de impostos previstos na reforma tributária para alguns setores da economia, a alíquota do novo imposto sobre o valor agregado (IVA), criado para substituir os impostos IPI, PIS, Cofins,  ISS, deve variar entre 20,03% e 30,7% — uma das maiores taxas aplicadas sobre o consumo em todo o mundo. E como isso afeta a vida financeira do povo brasileiro?

 

Na opinião da educadora financeira, Carol Stange, os brasileiros precisam proteger a sua vida financeira com um novo “olhar”, até mesmo para quem tem investimentos, independente do valor e tipo.

 

 

1.ORÇAMENTO PESSOAL – FAMILIA

A educadora financeira explica que é preciso revisar o orçamento e identificar áreas para reduzir custos. “Com impostos mais altos, cada centavo economizado conta’. Na hora de declarar o imposto de renda, é importante contar com o apoio de um contador para entender como as mudanças afetarão seus impostos pessoais. Ela indica identificar deduções e benefícios fiscais disponíveis.

 

2.INVESTIMENTOS

Carol Stange explica que é importante diversificar investimentos para minimizar riscos. Ela aponta a criação de um mix balanceado de ações, títulos, imóveis, fundos de investimento e produtos da renda fixa, sempre levando em consideração os objetivos financeiros e perfil de risco.
Investimentos Isentos de Impostos: Explore opções como PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e LCI / LCA (Letra de Crédito Imobiliário e Agrícola, respectivamente), que oferecem benefícios fiscais.

 

3. BUSQUE CONHECIMENTO

 

A educadora indica para que os brasileiros busquem conhecimento sobre impostos. “Entenda como os impostos afetam suas finanças e conheça os diferentes tipos de impostos e suas implicações”.

Busque orientação de consultores financeiros e educadores para tomar decisões informadas.

 

SOBRE CAROL STANGE – Carol Stange é educadora financeira, especialista em investimentos pela Anbima, Analista Técnica de Investimentos CNPI-T e Consultora CVM, Carol Stange já prestou auxílio, consultoria e ministrou cursos (presencial e online) para mais de 1,5 mil pessoas. É co-fundadora do Educadores Financeiros e também multiplicadora do programa de educação financeira “Eu e meu dinheiro” do Banco Central. Carol Stange é idealizadora e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”, com a produção de conteúdo voltado para pais que desejam educar seus filhos através de conceitos práticos de educação financeira.

 

 

Créditos das Informações: Anna Karina Spedanieri