Topo Destaque

Prefeitos da AMARP fazem reunião para avaliar a situação do Coronavírus na região

Prefeitos da AMARP fazem reunião para avaliar a situação do Coronavírus na região

A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), realizou nessa quinta-feira (13), mais uma reunião virtual onde foram debatidos diversos temas relativos aos 15 municípios que compõe a entidade.

Importante ressaltar que todas as decisões foram tomadas em conjunto com os prefeitos da Amarp, bem como de forma consensual entre os presentes a reunião virtual realizada nessa semana.

Nesse momento os prefeitos discutiram o atual momento em que a região da Amarp nessa semana continua no nível gravíssimo no mapa da matriz de risco do Governo do Estado de Santa Catarina.

Na oportunidade a Secretária de Saúde de Videira e também coordenadora da Comissão Intergestores Regionais de Saúde (CIR), Ivanice Peccin e dois médicos explanaram aos prefeitos sobre o protocolo que o município de Videira vem utilizando no último período e a sua eficácia.

A nova deliberação quanto as missas e cultos estão proibidos de segunda a sábado enquanto a região da Amarp se mantiver na posição gravíssimo (cor vermelha) no mapa da matriz de risco.

Os cultos e missas poderão ser realizados aos domingos com um percentual mínimo de lotação, bem como seguindo todos os protocolos e regramentos sanitários de cada município.

Os Padres e Pastores deverão orientar os seus fiéis, bem como fiscalizar para que os regramentos sejam obedecidos durante os cultos e missas.

A única exceção de cultos fora do domingo, é aberta para a Igreja Adventista que só realiza seus cultos nesse dia da semana.

Os Padres e Pastores poderão realizar atendimentos individualizados em suas igrejas ou em residências, caso sejam solicitados.

Outra deliberação importante diz respeito ao horário de funcionamento de Lojas de Departamentos, Supermercados, Mercados, Mercearias, Padarias, Ações e Similares que estão liberados a funcionarem até as 22 horas de segunda a sábado. Nos domingos o horário de funcionamento continua até as 13 horas, até que a região da Amarp permaneça no nível gravíssimo na matriz de risco do Governo do Estado de Santa Catarina.

Ficou definido em reunião que restaurantes, lanchonetes e food-trucks poderão funcionar de segunda a segunda até as 22 horas.

Nos bares o horário estabelecido é de segunda a sexta-feira até as 19 horas e sábado até as 12 horas, domingos e feriados permanece fechado, sendo que não é permitido nenhum tipo de jogos como baralho, sinuca e similares.

Já o uso de parques e praças para atividade esportivas, caminhadas, corrida e afins continua proibido conforme o decreto do Governo do Estado de Santa Catarina.

O Transporte Coletivo Urbano também continua suspenso até o dia 22 de agosto atendendo ao decreto do Governo do Estado de Santa Catarina nº 785 de 07 de agosto de 2020.

A próxima reunião acontece na próxima quinta-feira a partir das 13:30 horas onde será analisado mais uma vez a posição da região da Amarp no mapa da matriz de risco do Governo do Estado.

Créditos: Assessoria da AMARP

Foto: Ilustrativa/Reunião anterior

Escreva seu comentário

Related posts