Topo Destaque

Mudanças no Trânsito de Videira!!!

A Prefeitura de Videira por meio do Orgão Executivo de Trânsito (ORTRAVI) divulgou nesta quarta-feira (9) que a partir das 20h do próximo dia 30 de abril colocará em prática um projeto piloto de 10 dias alterando diversas vias centrais da cidade. O presidente da ORTRAVI, Gilberto Boschetti explica que as mudanças irão abranger diretamente seis vias que passarão a operar em sentido único de tráfego. São elas: ruas Antonio Nico Fávero (Beira-rio), Vitória (sobre a ponte Aderbal Ramos da Silva), Dom Pedro II, Pedro Andreazza, Coronel Alberto Schmidt e Brasil. “A intenção das alterações é proporcionar maior fluidez no tráfego dos veículos, que irão andar um pouco mais, porém irão parar muito menos. Como todos seguirão em um mesmo sentido, os semáforos estarão o tempo todo sincronizados, permitindo ao motorista que  mantiver a velocidade correta da via, parar apenas em um semáforo”.

 

Boschetti aponta que a Rua Antonio Nico Fávero (Beira Rio) passará a ser mão-única sentido Praça Nereu Ramos (Praça Central). Para evitar conflitos entre as vias, o fluxo vindo da Beira Rio deverá passará por dentro do Terminal Urbano, que será compartilhado entre carros, motocicletas, ônibus e pedestres. Já na Rua Vitória (início da ponte Aderbal Ramos da Silva/ao lado dos Bombeiros),  haverá duas mudanças significativas: na entrada da Ponte, as pistas 1 e 2 serão ocupadas pelos veículos que vem da Rua XV de Novembro, já a pista 3 será ocupada pelos veículos que vem da Empresa BRF. O sentido é válido somente até o final da ponte, pois, a partir da Praça Central, está proibida a subida pela Rua Brasil (que passa a ser mão única descendo), portanto, as pistas 2 e 3 que saem da ponte entrarão juntas na Rua Dom Pedro II, em frente a praça/shopping.

 

Outra alteração importante acontecerá na Rua Pedro Andreazza que terá o sentido invertido, indo em direção aos Correios e servindo inclusive de escoamento do tráfego que iria pela Rua Saul Brandalise. Já a Rua Coronel Alberto Schmidt, mantém duas pistas, ficando a pista da direita livre para subir em direção ao Hospital Divino Salvador e a da esquerda livre para acessar a Rua Brasil e descer em direção ao shopping e a Rua Nicolau Cavon.

 

As alterações de sentido ocorrerão todas de uma só vez, no dia 1º de Maio, um feriado, seguido de um final de semana, tempo para que haja adaptação às alterações. “Enquanto o Projeto Piloto estiver em funcionamento, dos dias 1º à 10 de Maio, pequenas alterações e adaptações serão realizadas no projeto inicial, por isso é importante ficar atento à todas as sinalizações” diz Boschetti.

 

O técnico que atua na ORTRAVI, Luis Henrique Freitas Machado também destaca que durante todo o período de execução do projeto piloto as ações contarão com apoio da Polícia Militar e de monitores voluntários que realizarão diversas mobilizações para coordenar o trânsito e tirar dúvidas de locomoção dos condutores e pedestres. As ações também irão contribuir para o uso correto dos semáforos de pedestres e conscientização da população sobre a importância destas alterações. “As modificações foram amplamente discutidas com os diversos membros da iniciativa pública e privada que compõem a ORTRAVI, assim como com o prefeito Wilmar Carelli. Acreditamos nos bons resultados, porém faremos esse período de 10 dias de testes e se as modificações forem eficientes passarão a ser permanentes”, diz Luis Henrique.

 

 

Silvia Palma

Assessoria de Comunicação Prefeitura  de Videira

Escreva seu comentário

Related posts