Topo Destaque
Topo Destaque
Topo Destaque
Topo Destaque

Divulgado o nome da empresa que vai administrar o estacionamento rotativo

Divulgado o nome da empresa que vai administrar o estacionamento rotativo

Videira já tem uma empresa vencedora da licitação para explorar o estacionamento rotativo da cidade. A licitação aconteceu no dia 12 de dezembro do ano passado, mas teve que ser suspensa em razão de um pedido de outra empresa de São Paulo, feito ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TJ/SC), para que o edital fosse cancelado. O nome da vencedora da licitação é a G2 Empreendimentos e Logística Ltda, de Cornélio Procópio (PR).

A motivação, segundo e empresa paulista que não participou da licitação, é de que o edital não previa a contratação de consórcios para operar o sistema de estacionamento rotativo na cidade, quando avaliou ser impedida de disputar o certame. Agora, o TC/SC vai julgar o pedido, enquanto a empresa vencedora da licitação aguarda para dar início às operações no município.

A vedação para que consórcios participem de licitações como esta, se dá pela razão de que nem sempre as empresas estão tecnicamente preparadas para assumir o serviço por se tratar de um modelo de agrupamento de empresas. Dessa forma, há a possibilidade de uma delas não ter as condições mínimas para executar o objeto contratado, penalizando o município.

ESTACIONAMENTO DIGITAL

Videira é pioneira na instalação do sistema digital do estacionamento rotativo. Através de uma iniciativa da Prefeitura, em agosto de 2017, foi implantado um sistema informatizado chamado de Roda Vaga, quando o usuário fazia a aquisição de créditos através de seu celular, com vagas numeradas. O sistema foi implantado com grande aceitação, mas teve que ser desativado em razão de uma recomendação do Ministério Público (MP), em julho de 2018.

O sistema digital teve grande repercussão na região, por demonstrar que o município estava se adequando à era digital. No Estado, são poucas as cidades que possuem este sistema, que colocou Videira na vanguarda deste tipo de serviço, sendo pioneira na região neste tipo de serviço. Atualmente Videira possui 40 mil veículos cadastrados, destes, 21 mil são automóveis e 8,5 mil são motocicletas ou similares.

Neste período, até a nova licitação acontecer, Videira ficou sem o serviço e teve superlotação nas vagas de estacionamento. Especialmente o comércio sofre com a falta de rotatividade, já que muitos veículos ficam durante todo o dia na mesma vaga, sem alternância dos espaços. O objetivo da Prefeitura de Videira, com a nova empresa vencedora da licitação, é que a realidade das vagas mude, quando elas possam ser utilizadas por mais usuários durante o dia.

Via Assessoria de comunicação da prefeitura

Escreva seu comentário

Related posts