Topo Destaque
Topo Destaque
Topo Destaque
Topo Destaque

VIDEIRA É O SEXTO MUNICÍPIO COM MAIOR TRANSPARÊNCIA EM SC

VIDEIRA É O SEXTO MUNICÍPIO COM MAIOR TRANSPARÊNCIA EM SC

Videira está entre os municípios que mais promovem a transparência de suas ações através de informações publicadas na internet, em Santa Catarina. Os dados são do Governo Federal, por meio da Controladoria Geral da União (CGU), que adotou uma nova metodologia de avaliação dos municípios brasileiros chamada Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°.

Para analisar os dados das cidades, houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa, que são as publicações feitas pelas prefeituras na internet. A avaliação incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos e acompanhamento de obras públicas.

A avaliação que mostrou Videira em destaque no Estado aconteceu entre os meses de julho e novembro de 2018, quando foram analisados municípios acima de 50 mil habitantes de todo o Brasil, cidades em que está concentrada a maioria da população brasileira.

A média conquistada pela transparência dos Estados ficou em 7.94 na pontuação geral. Já a média dos municípios pesquisados, atingiu 6.50. Quando a média é somada apenas nas capitais, o número é de 8.08. Já em Videira, a média ficou bem acima destes números, com 8.92.

Videira ficou na frente de grandes municípios catarinenses como é o caso de Florianópolis, que tem média de 6.87. Também se destaca em comparação a municípios do mesmo porte como é o caso de Concórdia, que teve média de 6.87 e de Rio do Sul, com média de 7.52. No Brasil, ocupa a posição 73º no ranking.

O prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, comemora a importância dessa conquista para Videira, pois avalia que levar a informação do que acontece com os recursos públicos à população é um ato de responsabilidade. “As pessoas precisam saber de que forma a prefeitura realiza seus investimentos, suas despesas e quais são suas receitas. Isso tudo, além de ser o cumprimento da legislação, dá transparência aos nossos atos”, reforça.

Segundo ele, essa nova metodologia do Governo Federal demonstra que municípios como Videira estão preocupados em prestar contas de suas ações administrativas, utilizando os canais oficiais para publicar relatórios atualizados de tudo aquilo que acontece no cotidiano da prefeitura. “Nos orgulha muito saber que Videira está entre os municípios que mais informa sua população”, finaliza.

 

RANKING CATARINENSE

CHAPECÓ – 9.56

SÃO BENTO DO SUL – 9,37

GASPAR – 9.26

BLUMENAU – 9.2

LAGES – 9.14

VIDEIRA – 8.92

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – 8.84

Escreva seu comentário

Related posts