Topo Destaque
Topo Destaque
Topo Destaque

Prefeitura de Videira assumirá os serviços de água e esgoto, através de gestão municipal

Prefeitura de Videira assumirá os serviços de água e esgoto, através de gestão municipal

A Prefeitura de Videira comunicou na tarde desta quinta-feira (07) que, após meses de debate, de forma colegiada, entre os membros da administração pública municipal, juntamente com os representantes da sociedade civil organizada e a comunidade chegou-se ao consenso da não renovação do contrato com a Companhia Estadual de Abastecimento de Água e Esgoto (CASAN), por mais 30 anos, como solicitado pela companhia.

Tal medida foi tomada em razão da deficitária prestação de serviços de fornecimento, abastecimento e tratamento de água e esgoto sanitário, por parte da CASAN que vinha constantemente descumprindo as cláusulas contratuais e prejudicando a comunidade videirense com constantes cortes no fornecimento de água potável e a não execução dos projetos de implantação do sistema de esgotamento sanitário.

Salienta que a CASAN já atua no município há 40 anos, durante a vigência de dois contratos, o primeiro entre os anos de 1978 e 2008, quando o mesmo foi renovado por mais 10 anos, tendo vigência até o próximo domingo, 10 de junho.

Portanto, se a CASAN nestes 40 anos não conseguiu suprir com eficiência a demanda do abastecimento de água da cidade, em especial os bairros mais altos e afastados e não construiu nenhum metro do sistema de esgoto sanitário contratado, não acreditamos que irá honrar com as novas promessas feitas no apagar das luzes deste contrato que ora finda.

A comunidade pode se tranquilizar, pois a partir de hoje a Videira Saneamento (VISAN) inicia o processo de transição e nos próximos 90 dias irá assumir os serviços de abastecimento de água de forma efetiva. Durante este período de transição, o serviço ainda será prestado pela CASAN.

Nos solidarizamos com os funcionários da CASAN que atuam em nosso município, mas destacamos que eles não são responsáveis pelo descaso da Companhia para com os videirenses e consequentemente com seus colaboradores.
O objetivo da VISAN é atuar de forma direta na resolução da falta de água e assim que estiver regularizado serão iniciados os projeto de esgotamento sanitário.

Deixamos claro, que a municipalização dos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário tem como objetivo resolver o problema da falta de água, manter os recursos arrecadados no município, para efetivamente realizar os projetos e assim garantir que as famílias videirenses possam chegar em suas casas e usufruírem deste serviço de forma adequada e sem restrições.

Escreva seu comentário

Related posts