Topo Destaque
Topo Destaque
Topo Destaque

PESQUISA IRÁ APONTAR OS PADRÕES DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO

PESQUISA IRÁ APONTAR OS PADRÕES DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO

Pesquisadores irão visitar as residências dos videirenses para escutar as necessidades da comunidade sobre o Plano de Mobilidade Urbana e mapear as características e hábitos de deslocamento dos munícipes.

A população pode ajudar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Videira, respondendo a pesquisa que será realizada pelos técnicos da FEPESE, através do LabTrans, em parceria com a UNOESC, que será realizada nos bairro da cidade, a partir do próximo final de semana, 19 e 20 de maio e se estenderá pelos próximos dois finais de semana.

Segundo o secretário de Planejamento do município, Sandro Caregnato, a pesquisa tem como objetivo identificar os fluxos de deslocamento no município e suas características, bem como permitir a participação da comunidade, que deve receber os entrevistadores que estarão passando pelos bairros da cidade. “A partir deste sábado, os pesquisadores da FEPESE estarão visitando as casas dos videirenses, onde irão questionar sobre os hábitos de locomoção dos residentes, preferências e características socioeconômicas, de forma que com os dados obtidos seja possível planejar e oferecer as melhores opções de transporte”, destacou.

Sandro lembrou ainda que os resultados serão parte integrante do documento que servirá para nortear a cidade na área de mobilidade. Os dados são passados de forma anônima e não serão individualizados (servindo apenas para identificar os fluxos e modos de deslocamento) e durará aproximadamente 30 minutos para ser concluída.

A pesquisa contém perguntas sobre quais os modos de transporte utilizados para transporte, o tempo médio de viagem, quantos minutos o usuário gasta da sua casa ao ponto de ônibus mais próximo, quais os veículos mais utilizados para se locomover, os locais de estudo e trabalho da população, dentre outras. Esse questionário é importante para embasar as ações que estarão inseridas para a melhoria da mobilidade em Videira.

O Plano de Mobilidade está sendo realizado e é preciso que a população auxilie com informações sobre seus deslocamentos, para que a cidade possa avançar ainda mais. A confecção do documento atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012) na qual existe a exigência de elaboração de planos de mobilidade urbana para todos os municípios com população acima de 20 mil habitantes, assim como os demais obrigados ao plano diretor. Neste sentido, o Ministério das Cidades incluiu no programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana a possibilidade de financiamento dos planos de mobilidade para municípios acima de 100 mil habitantes.

Escreva seu comentário

Related posts